sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Você sabe qual é a origem da seringa?


Pois bem, o instrumento tão presente e essencial na rotina de trabalho das equipes de enfermagem, que é constituído por um tubo oco, um êmbolo e uma agulha, é utilizado para inserir substâncias líquidas por via intravenosa (aplicação na veia), hipodérmica (aplicação na pele), intrarraqueana ou intrarraquidiana (anestesia), intramuscular (aplicação no tecido muscular), intracardíaca (aplicação na parede cardíaca), assim como para retirar sangue e para a realização de punção aspirativa em um paciente.

O físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês Blaise Pascal, em 1647, se interessou pela hidrostática e realizou várias experiências que comprovaram a existência do vácuo e o peso do ar. Apesar do alvo ter sido puramente técnico, nesse mesmo ano ele inventou a seringa como subproduto de suas pesquisas. O primeiro indivíduo que utilizou o instrumento por via intravenosa, ou seja, na veia, foi Christopher Wren, na Grã-Bretanha. Em 1656, foi apresentada a documentação na qual dizia que Pascal estava conduzindo experimentos em cães, injetando-os com ópio e outras substâncias.

O tipo de seringa que ele usou é conhecido por seu dispositivo muito rudimentar, constituído por uma caneta de pena que foi anexada à bexiga de um animal pequeno. Logo após a aplicação do dispositivo na pele, uma incisão teve que ser feita para tornar a veia acessível. Houve também o experimento em um ser humano, cuja descrição em um relatório diz que o sujeito da experiência era o “servo delinquente de um embaixador estrangeiro”, e há indícios no documento de que a experiência não foi bem-sucedida.

Já em 1853, o escocês Alexander Wood, nascido em Cupar of Fife (Escócia), professor da Faculdade de Medicina de Edimburgo, criou a agulha oca. Segundo ele, a principal virtude de seu invento, que já possuía um sistema injetor, era permitir depósitos de morfina em íntimo contato com nervos envolvidos em processos dolorosos. No mesmo ano, a seringa foi inventada pelo ortopedista francês Charles Gabriel Pravaz, nascido em Pont de Beauvoisin, para desenvolvimento de estudos e para injeção de remédios. Em 1920, o cirurgião canadense Frederick Bantig e o estudante de medicina Charles Best fizeram várias experiências na Universidade de Toronto. Elas consistiam em retirar pâncreas de cachorros para produzir um “extrato de insulina” para proteger as células do pâncreas da diabete.

Fonte:http://www.sol-m.com.br/noticias/noticias/conheca-a-historia-do-surgimento-da-seringa

Nenhum comentário:

Postar um comentário