segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Terapia com cachorros traz benefícios à saúde de idosos em hospital da FAB



Um hospital vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB) que passou a utilizar a técnica de terapia assistida por animais com um grupo de cerca de 80 idosos obteve bons resultados, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Na atividade – desenvolvida desde outubro pelo Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo - os idosos realizam caminhada, acompanhados de cachorros e também seguem os animais em um circuito formado com bambolês, no qual os cães ultrapassaram os obstáculos. Os participantes também fazem alongamento, caminhada em zigue-zague e na ponta dos pés, buscando a melhoria do equilíbrio e da coordenação motora.

De acordo com a psicóloga e adestradora comportamentalista, Fátima Neves, a realização desse tipo de terapia têm alcançado seus objetivos de melhorar a qualidade de vida dos membros do grupo, por meio do aumento da autoestima e sociabilidade, verbalização, motivação e sensação de bem-estar.


"Por meio do estabelecimento de uma estrutura afetiva dos pacientes com os animais, procuramos tornar a terapia agradável e prazerosa", afirma a psicóloga. Segundo ela, os idosos que participam da terapia se mostraram bastante motivados. “É impressionante a obediência, sensibilidade e cuidado dos animais ao interagir com o Grupo, evitando que os integrantes se machucassem”, afirmou Cacilda Tolentino Flores Leite, do Grupo da Terceira Idade.
Diante dos bons resultados, o diretor do hospital, coronel Ricardo Gakiya Kanashiro, defende a ampliação desse tipo de atividade em outros núcleos da FAB. “A terapia assistida por animais é uma inovação na nossa Força, e que merece ser disseminada em outras Organizações de Saúde da Aeronáutica pelos comprovados benefícios que trazem aos nossos idosos”.

Fonte: Portal FAB

Um comentário:

  1. Sensacional materia!
    Em muitos países isso já é realidade. É preciso implantar esse e mais recursos que agreguem a favor fa qualidade de Vida das pessoas!

    ResponderExcluir