segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Entrevista

Enfermeira Cláudia Cristina Castro de Andrade


Sua expertise é garantia de excelentes ferramentas para o desenvolvimento perfeito nas áreas assistencial e administrativa da Enfermagem, com ênfase em Educação e em Gestão da Qualidade.Além disso o que diferencia a Enfermeira Cláudia Castro dos profissionais comuns é sua capacidade de ver o que a maioria não enxerga, é sua capacidade de autoconstruir-se.


Graduada, no ano de 1999, em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Cláudia Cristina Castro de Andrade, atualmente é aluna no Mestrado Profissional Educação nas Profissões de Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como enfermeira educadora no Departamento de Enfermagem e como enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Escola Santa Lucinda – PUC SP mantidos pela Fundação São Paulo, em Sorocaba.


Cláudia valoriza o capital humano por onde passa ....
Partindo desse pressuposto idealizou e implementou, no setor de Educação Continuada do Hospital Santa Lucinda de Sorocaba, um programa de capacitação aos recém-admitidos, utilizando experiências reais ou simuladas em problematizações por meio do sistema bimodal ou Blended learning como forma de aprendizado:

"A integração admissional deveria ser sempre um processo de acolhimento do novo colaborador, permitindo que ele receba orientações sobre a instituição, oportunizando um melhor desempenho nas suas atividades profissionais e despertando para o interesse de aprendizado, porém a urgência na reposição da vaga por muitas vezes é prioritária. Consequentemente senti a necessidade de implementar um modelo , que além de acolher os novos colaboradores, também pudesse oferecer suporte para o desempenho das suas atividades cotidianas com segurança e apoio continuado por meio de um programa de acompanhamento direcionado não só pelas necessidades institucionais, mas pelas necessidades sentidas pelo colaborador de enfermagem."

Meirinhos refere que o B-learning adquire cada vez mais força e posiciona-se como uma alternativa para integrar a formação com a educação ao longo da vida. Trás o poder transformador das instituições de formação quanto a relação pedagógica do processo de ensino-aprendizagem, ofertando uma seleção de meios adequados para cada necessidade educativa , e reforça o pensamento de Tori que afirma que optar por uma educação exclusivamente presencial ou virtual é perder a oportunidade de encontrar a combinação ideal destas duas formas de aprendizagem.

Para Cláudia, a adoção do programa de capacitação de ingressantes foi planejada de forma a valorizar o potencial humano dos profissionais envolvidos, que, sobretudo devem ser participativos, aproximando-os do local de trabalho como forma de garantir a aprendizagem significativa, utilizando para isso metodologias ativas de aprendizagem. 

De acordo com Berbel, a aprendizagem é impulsionada pela superação de desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir das experiências prévias das pessoas. Aprender por meio de problematização ou resolução de problemas é uma das possibilidades de envolvimento ativo em seu próprio processo formativo em que o aprendiz se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a resignificar suas descobertas.

O programa está sendo avaliado através de relatos obtidos na pesquisa da tese do mestrado de Cláudia, que tem como objetivo conhecer a percepção dos participantes sobre a utilização do método bimodal de aprendizagem  que fornecerão as informações para propor melhorias e ajustes necessários. 

Cláudia é uma profissional que aprende continuamente, busca ser líder sem ser egoísta, se faz respeitar sem precisar dominar, partilha seu conhecimento e suas experiências, tem prazer naquilo que faz e, principalmente, compromete-se com resultados.


Referências:
Meirinhos MFA. Desenvolvimento profissional docente em ambientes colaborativos de aprendizagem a distância: estudo de caso no âmbito da formação contínua. [Internet]. Univ. do Minho. 2006. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15003161

Tori R. Educação Sem Distância [Internet]. Senac São Paulo. 2010. Disponível em: http://pt.slideshare.net/romerotori/tori-educao-sem-distância

Berbel N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comunic, Saúde, Educ. 1998;2:139–54. 

4 comentários:

  1. Seriedade, compromisso, ética são alguns predicados desta que faz da enfermagem mais que uma vocação, mas uma profissão de humanidade e compaixão. Sucesso!

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    1. Obrigada Arlete querida. Quando se faz o que se ama fica mais fácil não é mesmo...

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  2. Capacidade de auto construir-se. Parabens enfermeira Claudia!!! Uma referência que encontramos em poquíssimos profissionais da área da saúde.

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