sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Novembro Dourado


Dia 23 de Novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. 


Entre os principais objetivos que culminaram na criação dessa data estão estímulo a ações educativas e preventivas associadas à doença, promoção de debates e alerta aos sintomas iniciais da doença. 
Estima-se que 70% das crianças com câncer possam ser curadas quando ocorre o diagnóstico precoce. A cada ano, são estimados mais de 9 mil novos casos de câncer infanto juvenil.
É importante, portanto, estar atento ao aparecimento de sintomas que podem ser sinais da doença. Quanto mais cedo for a procura pelo tratamento médico, maiores serão as chances de cura. Procure um especialista caso seu filho, criança ou adolescente próximo apresente esses sintomas:
* perda de peso;
* cansaço excessivo e sem explicação;
* manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados;
* vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio;
* caroço em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga;
* palidez inexplicada;
* aumento de volume do abdômen;
* febre prolongada, sem causa identificada;
* dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaços;
* embranquecimento da pupila quando exposta a luz, sensibilidade exagerada, estrabismo, crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.
Lembre-se de que o tratamento do câncer começa com um diagnóstico correto. Ao avaliar o caso da criança, o médico solicitará os exames laboratoriais e de imagem necessários para avaliar o estado de saúde do paciente e identificar o problema.
O bem-estar e a qualidade de vida dessas crianças e adolescentes estão em primeiro lugar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário