quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Entrevista: Enfermeira Leila Fonseca






O que faz um talento abraçar uma carreira e buscar novas conquistas e desafios que façam crescer tanto em sua trajetória pessoal quanto profissional?




Para Leila Prestes Fonseca, Enfermeira Coordenadora do Centro Cirúrgico no Hospital Unimed Tatuí, a resposta talvez esteja em um motivo forte: amor pela Enfermagem! 

Determinada, ela transmite segurança para sua equipe de trabalho, mesmo diante de situações complexas que envolvem a Unidade de Centro Cirúrgico, lugar de destaque em um hospital.

"O início da vida profissional é de muito aprendizado até desenvolvermos a maturidade profissional, o que se conquista enfrentando os desafios."

Na singularidade de um Centro Cirúrgico, a dimensão que envolve um atendimento é ampla e deve acontecer de forma harmoniosa. Para tanto, torna–se indispensável um trabalho integrado, desde a internação, passando pelo agendamento da cirurgia, o preparo da sala para a provisão do material adequado conforme o procedimento, até a confirmação das reservas de hemoconcentrados e de vaga na UTI. A esse processo faz se necessário atuar com profissionais capacitados e preparados, favorecendo o enfrentamento das exigências impostas pelo referido ambiente, visando segurança e bem–estar do paciente.

Buscando a excelência na assistência ao seu cliente, em um setor onde o conhecimento técnico-cientifico é bastante valorizado, através de um estudo minucioso baseado no Manual de Implementação de medidas para o Projeto Segurança do paciente: “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) a Enfermeira Leila com sua equipe de enfermagem e juntamente com a equipe cirúrgica trabalharam para a efetivação de seu Protocolo.

" Quando assumi a missão de iniciar o funcionamento de um Hospital e inaugurá-lo, consolidei de fato meu aprendizado."

Assistir de forma humanizada é um dos pilares da política institucional em que Leila prima com sua equipe: as pacientes em sala de parto são acompanhadas, por um familiar, geralmente o marido assiste ao parto; permissão de permanência da família na sala de recuperação pós-anestésica no caso de crianças ou em situações que se fizerem necessárias e benéficas a toda parte envolvida.

Em andamento, segue o Projeto SAEP ( Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória), que servirá de alicerce e sustentará as ações de Enfermagem no setor.


Leila Prestes Fonseca
Especialista em Cardiologia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em 2015.
Graduada em Enfermagem pela PUC ( Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) em 2013.


Nota de Agradecimento pela colaboração: Hospital Unimed Tatuí.

4 comentários:

  1. Parabéns minha amiga que amoo muito VC merece amei a materia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns minha amiga que amoo muito VC merece amei a materia

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns Leila ,td de bom pra VC .
    VC merece

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns Leila ,td de bom pra VC .
    VC merece

    ResponderExcluir