sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ABC Nefro: PROJETO NO MARANHÃO ALFABETIZA PACIENTES DE HEMODIÁLISE


1218948385_sala_de_hemo_pedro_e_duda



O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) está alfabetizando pacientes que realizam tratamento no Serviço de Nefrologia e Transplante Renal da unidade. A iniciativa, pioneira no país, concilia as sessões de hemodiálise com as aulas do primeiro segmento do ensino fundamental (período que vai da alfabetização até o quinto ano). Batizado como ABC Nefro, o projeto beneficia 20 pacientes com idades que variam entre 15 e até 98 anos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ideia foi da equipe multidisciplinar do setor de nefrologia do HU-UFMA, que se sensibilizou com a difícil rotina dos pacientes renais. Eles são submetidos às sessões de hemodiálise de até quatro horas, três vezes por semana. Os profissionais de saúde perceberam que, no caso dos jovens, o longo e penoso tratamento acabava prejudicando a frequência das atividades escolares. Já para os pacientes adultos, o pouco grau de instrução comprometia o entendimento das informações importantes para a condução e adesão ao tratamento.

“A escolaridade contribui para aumentar o nível de compreensão das orientações que precisam ser seguidas, no que diz respeito ao uso adequado da medicação, dieta prescrita e aos hábitos de vida desses pacientes”, explica a assistente social do Serviço de Nefrologia e coordenadora do projeto, Gisele Silva Pereira.

Uma das beneficiadas pela iniciativa é a paciente Maria de Fátima Cardoso, 61 anos, que há quatro anos faz hemodiálise. “É uma felicidade muito grande poder ter a oportunidade de desenvolver a minha escrita e a minha leitura. É um projeto que me resgata, eu me sinto bem adquirindo conhecimento de onde eu menos imaginava: sentada em uma máquina de hemodiálise”, comemorou.

Para a viabilização do projeto, o HU-UFMA, que é administrado pela Ebserh, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para disponibilizar os profissionais e distribuir os materiais didáticos necessários ao desenvolvimento do projeto. As aulas são ministradas de forma individualizada, tendo por base as necessidades de cada um dos pacientes.

Fonte: http://saladeenfermagem.com/2015/09/21/projeto-no-maranhao-alfabetiza-pacientes-de-hemodialise/

Nenhum comentário:

Postar um comentário