Não apenas na nossa carreira, como para tudo na vida, as oportunidades que precisamos, nem sempre estão claras aos nossos olhos. Para que possamos identifica-las, mais do que atenção e foco , precisamos parar e realizar uma análise mais detalhada de todo o cenário para encontrá-las, como que um garimpar. Essas oportunidades são vagas que não são anunciadas ou projetos que você pode iniciar porque percebeu uma necessidade não atendida em sua empresa ou indústria. Veja como.
Comece com a sua empresa. Fique de olho em vagas internas atuais ou por abrirem, e sobre quaisquer planos de expansão em sua empresa. Além disso, pense sobre como você pode crescer na sua empresa a partir do seu cargo atual – que caminhos estão disponíveis para você?
Você também deve estabelecer um amplo e preciso network com outras pessoas dentro de sua empresa, e com as pessoas no seu setor, para manter-se conectado às últimas notícias e eventos. Se algum de seus amigos, colegas, ou conexões estão trabalhando para um departamento ou empresa em que você está interessado, pergunte se eles podem lhe apresentar a outras pessoas influentes. Pode ser por meio de um almoço, happy hour, café ou até mesmo um evento social.
Certifique-se de manter-se atualizado sobre a sua indústria, de forma que você esteja a par das tendências do setor e novas tecnologias – aspectos como esses, muitas vezes, criam novas oportunidades.
Por exemplo, muitas vezes você pode encontrar estatísticas e dados para sua indústria em revistas especializadas ou em relatórios de entidades setoriais (sindicatos, associações, etc.). As redes sociais como Twitter e LinkedIn também são úteis para identificar tendências e oportunidades, e networking com pessoas influentes e bem informadas.
Uma análise do ambiente de negócio também é útil. Essa análise é excelente para explorar aspectos políticos, ambientais, sócio-culturais, e fatores tecnológicos que geram mudanças. O uso dessa abordagem ajuda a avaliar as oportunidades potenciais em cada uma dessas áreas.
Quando você está à procura de oportunidades, você também deve fazer-se perguntas como:
- Existe uma escassez de recursos ou profissionais qualificados em sua empresa ou setor? Se sim, em que áreas?
- Quais as áreas da sua empresa ou setor estão crescendo? Você está interessado em alguma delas?
- Que novas tecnologias estão aí? Como elas impactam você, sua empresa ou seu setor?
- Existe uma necessidade na sua empresa ou setor que ninguém está atendendo?
- Algum dos seus clientes, terceiros ou fornecedores vivenciam dificuldades em suas empresas ou indústria? (Dificuldades, muitas vezes, apontam para grandes oportunidades.)
Como você pode ver, identificar oportunidades é um trabalho sistêmico e organizado que lhe trará ótimos frutos. Quanto mais você se organizar e se aprofundar nos detalhes da sua área de formação, empresa ou negócio, mais essas oportunidades lhe saltarão aos olhos.
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