domingo, 3 de agosto de 2014

Entrevista

Inovando em meio ao comum  

 

 A Enfermeira Sabrina Hayasaki * nos conta como é atuar no promissor mercado de Consultoria em Saúde, uma das novas modalidades de prestação de serviço.

 

  

 " Esse tipo de serviço ainda é muito novo no mercado, mas vêm impactando cada vez mais na melhoria da qualidade de saúde populacional, servido como uma ferramenta educacional muito importante na prevenção de agravos e redução das internações hospitalares. 

 As empresas de GDC (Gerenciamento de Doentes Crônicos) têm o objetivo de educar e fornecer subsídios para a prevenção de instabilidades das doenças de base dos participantes. Os participantes são nossos pacientes, que nos são encaminhados pelos convênios de saúde parceiros. Possuímos uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos, e temos a meta de orientar sobre a patologia, a dieta adequada, a mudança de hábitos, a adesão medicamentosa, a importância do acompanhamento médico e realização de exames periódicos. Todo o acompanhamento é telefônico, e a freqüência dessas ligações dependem da gravidade do estado de saúde de cada participante, também contamos com as enfermeiras visitadoras que tem o objetivo de atuar de forma mais próxima e reforçar nosso suporte. Quando o participante apresenta qualquer instabilidade do quadro de saúde, ele pode entrar em contato com nossa Central de Orientações e receber orientações de um enfermeiro ou médico para estabilização do quadro agudo, se necessário possuímos o serviço de ADE, que nada mais é do que o encaminhamento de uma ambulância para um atendimento residencial ou encaminhamento para um hospital. Se esta instabilidade levar à uma hospitalização, também realizamos o API (Acompanhamento do Paciente Internado), onde as enfermeiras entram em contato com o hospital com o objetivo de acompanhar a evolução clínica do participante, e com a família com o objetivo de fornecer orientações para sanar possíveis dúvidas relacionadas ao seu estado de saúde, ao tratamento implementado, às medicações em uso e educar sobre os cuidados específicos após a internação. 

Para atuar nesta área, é necessário amplo conhecimento em saúde pública, imprescindível experiência em UTI ou Pronto Socorro de 2 anos, desejável Pós Graduação em Clínica Médica. O profissional deve possuir visão holística e um pensamento clínico muito bem treinado, assim como a habilidade de atuar com carinho e paciência, sempre respeitando os limites de cada participante e tornando o acompanhamento o mais humano possível. "

É um trabalho gratificante!


 Sabrina Hayasaki

Especialista em Emergência e Urgência (Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein ,2012), Pós Graduação em Docência na área de saúde (Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo ,2011), Graduada em Enfermagem (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ,2010). Enfermeira Consultora Axis Med .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário